Fachin nega mais um recurso da defesa de Lula contra prisão do ex-presidente

01:41 Geral, Notícias 10/05/2018 - 23h48 Brasília Embed

Kariane Costa

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, negou mais um recurso contra a prisão do ex-presidente Lula.

 

O recurso é contra um primeiro habeas corpus preventivo de Lula, que foi negado em março, por unanimidade, pela Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça.

 

Em outra decisão também desta quinta, a Segunda Turma da Suprema Corte negou por unanimidade um outro recurso de Lula, no qual a defesa do ex-presidente questionava a ordem de prisão de Moro.

 

O ministro Celso de Mello,  foi o último a votar e seguiu o voto do relator, ministro Edson Fachin, que já havia negado o recurso.

 

A defesa de Lula argumentou que o juiz Sérgio Moro não poderia ter executado a pena que Lula está cumprindo porque não foram esgotados os recursos no TRF4, que é a segunda instância da Justiça Federal. Ainda estão pendentes de análise final no tribunal a admissibilidade dos recursos especial e extraordinário.

 

Os advogados também pedem que o ex-presidente aguarde em liberdade o julgamento desses recursos.

 

O ex presidente Lula está preso desde o dia 7 de abril, na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.

 

Participaram também do julgamento os ministros Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes. Todos rejeitaram o recurso.

 

O julgamento, iniciado na semana passada, foi no plenário virtual, em que os ministros apresentam votos pelo sistema eletrônico e não tem sessão presencial.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique