História Hoje: Há 60 anos, a Rádio Nacional AM de Brasília entrava no ar

02:37 Geral, Programetes 31/05/2018 - 07h00 Brasília Embed

Apresentação: Carmén Lúcia

O ano era 1958. Brasília ainda era um grande canteiro de obras. A novidade vinha do ar. A Rádio Nacional começava a operar.

 

“Das vertentes amazônicas às coxilhas gaúchas e dos contra- fortes andinos ao litoral atlântico, Brasília fará ouvir a sua voz.” 

 

Essas foram as palavras proféticas do então presidente Juscelino Kubitschek na inauguração da nova emissora de rádio, que tinha como objetivo interligar a futura capital do país ao restante do Brasil.

 

A Nacional de Brasília era a irmã mais nova da já gloriosa Rádio Nacional do Rio de Janeiro, que naquele momento emprestava a orquestra, artistas e apresentadores a recém-criada rádio.

 

Não tardou para que a Nacional de Brasília fosse ouvida por todo o Brasil. Notícias do filho, do marido, do pai, do irmão que sem muitas certezas embarcaram rumo a terra vermelha para levantar a capital do chão, chegavam junto com a esperança, atravessavam todo o Brasil com chamadas para emprego na futura capital ou aquele esperado aviso.

 

Na frente do galpão que funcionava a Rádio, a fila se formava logo cedo para quem quisesse mandar recados ou soltar a voz. No fim de semana, o único entretenimento era participar dos programas de auditório.

 

Ao final, todos – radialistas e ouvintes - faziam a festa do lado de fora do galpão, ao som das atrações trazidas pela Rádio Nacional.

 

Os anos passaram e a Nacional cresceu. Hoje, 59 anos depois, já somos oito emissoras e uma agência de notícias de rádio. E ganhamos irmãos. Hoje, somos parte da grande família EBC. Fizemos e fazemos história, chegamos em todo Brasil. Podemos ser sua companhia a qualquer momento, a toda hora.

 

Parabéns! Feliz aniversário, Rádio Nacional de Brasília AM e ouvintes da Rádio Nacional. A festa é de todos nós!

 

Pesquisa e Texto: Mariana Martins

Interpretando Juscelino Kubitschek: Pardal

Sonoplastia: Messias Melo

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.