História Hoje: Poeta e escritor americano Countee Cullen nascia há 115 anos

03:17 Geral, Programetes 30/05/2018 - 07h00 Brasília Embed

Apresentação: Gláucia Gomes

O poeta, escritor e pesquisador americano Countee Cullen  nasceu em 30 de maio de 1903. Criado na infância pela avó, Cullen foi uma liderança no Harlem – Nova York -, bairro em que viveu.


Por volta dos 14 anos, Cullen foi adotado pelo reverendo Frederick e Carolyn Cullen, trocando o nome de Countee Porter para Countee Cullen.


O pai adotivo Frederick Cullen foi um pioneiro como ministro metodista e ainda era ativista negro. Em 1924, mudou-se para uma antiga igreja no Harlem.


Foi nessa atmosfera conservadora que o jovem poeta foi criado. Desde pequeno, Cullen se destacava na escola por suas habilidades com poesia e oratória.


Em 1992, ele entrou na Universidade de Nova York e, em 1923, ficou em segundo lugar no concurso de poesia da universidade. Mas foi em 1925 que ele finalmente levou o primeiro lugar.


Na universidade ele escreveu a maior parte dos poemas para as três primeiras obras: Cor, Copper Sun e The Ballad of the Girl Brown.


Sendo um aficcionado por línguas, dominador da oratória, ainda em 1925 Cullen ingressou na Universidade de Harvard para fazer seu mestrado de inglês.


Cullen publicou diversos livros, muitos deles com temáticas críticas ao racismo. Foi dramaturgo, adaptou obras para o inglês e escreveu livros infantis, mas era apaixonado pela poesia.

 

Pesquisa e Redação: Beatriz Arcoverde

Sonoplastia: Messias Melo

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.