Ibama desativa garimpo ilegal em terra indígena no Amazonas

01:10 Geral, Notícias 30/05/2018 - 15h45 Brasília Embed

Maíra Heinen

O Ibama realizou operação de combate a garimpo ilegal na Terra Indígena Tenharim do Igarapé Preto, no Amazonas. Foram desativadas 4 escavadeiras hidráulicas, 1 retroescavadeira, 2 motobombas e 1 caminhonete usadas na atividade ilegal.

 

A ação também combateu outros crimes ambientais como extração de madeira em Terras Indígenas e Unidades de Conservação no noroeste de Mato Grosso e no sul do Amazonas. 

 

A região sofre pressão de grupos criminosos por abrigar grandes maciços florestais. O Ibama investiga os responsáveis pelas atividades ilegais na área.

 

Todas as informações obtidas durante a operação serão encaminhadas ao Ministério Público Federal para abertura de processos criminais.

 

O Ibama informou que Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental prevê ações de fiscalização regulares na região para impedir o furto de madeira, a degradação ambiental e a contaminação dos corpos hídricos.

 

Com 87,4 mil hectares, a TI Tenharim do Igarapé Preto está localizada no município de Novo Aripuanã.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique