Leishmaniose causa morte de duas crianças no Pará

Saúde

Publicado em 25/05/2018 - 15:39 Por Michelle Moreira - Brasília

Uma menina de dois anos e uma bebê de apenas 11 meses morreram vítimas de leishmaniose em Parauapebas, no sudoeste do Pará.

 

De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, as crianças não eram moradoras da cidade. A mais velha era de São Félix do Xingu; e a outra do município de Piçarra. As duas teriam dado entrada no Hospital Geral de Parauapebas neste mês com quadro avançado da doença.

 

Segundo o governo municipal, de janeiro deste ano até o último dia 19 de maio, 36 pessoas foram diagnosticadas com leishmaniose. Dessas, 10 seriam moradoras de outros municípios. Este número é nove vezes maior que o número de casos registrados no mesmo período no ano passado, quando quatro pessoas contraíram a doença.

 

Dentre as pessoas diagnosticadas com leishmaniose na cidade apenas uma menina foi encaminhada nessa quarta-feira para Marabá, município com UTI pediátrica.

 

A Prefeitura alega que tem investido em campanhas educativas em TV, rádio, panfletagem e internet; além de monitorar as áreas onde a doença foi registrada e ter realizado controle químico. 520 animais fizeram teste rápido para detectar a enfermidade.

 

Uma unidade de vigilância em zoonoses recebe animais com suspeita da doença para testes rápidos e sorologia. O serviço também é realizado em domicílio.

 

A expectativa é que nos próximos dias seja montado um grande mutirão de limpeza nos bairros com a mobilização da população.

 

A transmissão da leishmaniose ocorre pela picada do inseto popularmente chamado de “mosquito palha” ou “cangalhinha”. Eles são pequenos, de cor clara e pousam de asas abertas. O mosquito se contamina com o sangue de pessoas e animais doentes e transmite o parasita a pessoas e animais sadios.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo