Mosca da Carambola é erradicada em quase todos municípios de Roraima

01:18 Geral, Notícias 21/05/2018 - 12h45 Brasília Embed

Maísa Penetra

A Mosca da Carambola está erradicada em 11 municípios de Roraima e governo dá aval para que retomem a exportação de frutas.


Onze municípios de Roraima vão poder voltar a exportar frutas depois de terem erradicado uma praga, conhecida como mosca da carambola. Trata-se de um inseto que bota ovos em várias espécies de frutas como a manga, o caju e abacate e não somente a carambola.


Para a Embrapa, a Mosca da Carambola é a principal barreira fitossanitária nas exportações da fruticultura nacional, porque os países importadores estabelecerem restrições à aquisição de frutos hospedeiros.


A praga impede a exportação de frutas roraimenses, desde 2010.


Somente os municípios de Amajari, Pacaraima, Normandia e Uiramutã permanecem com a restrição da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima.


A agência determina que o produtor crie uma unidade de produção para o acompanhamento de um responsável técnico que fará o monitoramento de armadilhas para pegar a mosca.


Com base na análise da propriedade, o profissional concede um selo declarando se aquela área está livre da praga e, só assim, o produtor pode comercializar os frutos para outras cidades.