MP denuncia 11 brasileiros por participar de organização que promovia o Estado Islâmico

01:03 Geral, Notícias 17/05/2018 - 16h56 Brasília Embed

Victor Ribeiro

O Ministério Público Federal denunciou 11 brasileiros por participarem de uma organização criminosa que promovia o grupo terrorista Estado Islâmico aqui no país.

 

Eles usavam perfis no Facebook e no WhatsApp para divulgar e organizar atos extremistas e recrutar pessoas, inclusive menores de idade, para praticar ataques terroristas no Brasil. As penas vão de três a oito anos, sem direito a fiança.

 

De acordo com o Ministério Público, um dos líderes seria Weverton Costa do Nascimento. Ele confessou que administrava grupos no WhatsApp e no Facebook e mantinha contatos com outros participantes para planejar ataques e montar células terroristas no Brasil.

 

Weverton disse ainda que ao menos um dos integrantes do grupo pretendia viajar para a Síria, para se juntar ao Estado Islâmico.

 

Nas publicações nas redes sociais, foram encontrados vídeos, fotos e conversas com ideologia jihadista, que incentivavam uma guerra santa.

 

Os 11 brasileiros adotaram nomes árabes. A denúncia será analisada pela Justiça Federal em Goiás.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique