Pará confirma mais dois casos de raiva humana

Saúde

Publicado em 22/05/2018 - 20:55 Por Renata Martins - Brasília

Pará confirma mais dois casos de raiva humana. Com as confirmações de hoje, já são três as mortes por raiva humana atestadas laboratorialmente pelo Instituto Evandro Chagas.

 

Das oito mortes notificadas por suspeita da doença, uma ainda está sob investigação. De acordo com a Secretária de Saúde do Pará, as quatro primeiras vítimas não tiveram o sangue coletado e por esse motivo não será possível a comprovação laboratorial destes casos.


Quatro pessoas seguem internadas em estado considerado grave em Hospitais de Belém e de Breves. Nestes pacientes as coletas sorológicas foram realizadas e encaminhadas para o Instituto Pasteur, onde estão sendo analisadas.


Dos 14 casos notificados, dois foram descartados e os pacientes receberam alta.


A Secretaria de Saúde informou que encaminhou cinco mil doses de vacinas e mil soros para reforçar as ações de prevenção e investigação ao vírus da raiva humana no município de Melgaço, no arquipélago do Marajó – área onde os casos foram registrados.


As ações se concentram em localidades ao longo do rio Laguna, cerca de 70 km da sede o município. Cerca de 780 pessoas iniciaram a vacinação, que é administrada em quatro doses.

 

O governo estadual também distribuiu 500 mosquiteiros para proteger a população dos morcegos – principal transmissor da doença.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo