Polícia Federal investiga fraudes na compra de medicamentos pela Marinha

01:15 Geral, Notícias 15/05/2018 - 18h45 Rio de Janeiro Embed

Fabiana Sampaio

A Polícia Federal no Rio de Janeiro cumpre nesta terça-feira oito mandados de busca e apreensão para investigar fraudes ocorridas em um hospital da Marinha.

 

A chamada operação Asclépio apura a existência de um suposto esquema de cobrança de vantagens indevidas e fraudes em licitações para compra de produtos hospitalares.

 

Profissionais do hospital, cujo nome não foi divulgado pela PF, estão sendo investigados pelos crimes de corrupção, fraude à licitação, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

 

De acordo com as investigações, médicos do hospital cobraram vantagens indevidas para aquisição de materiais cirúrgicos de firmas específicas. Além disso, eles teriam influenciado na elaboração de editais visando direcionar licitações para empresas integrantes do esquema.

 

Está sendo investigada também a cobrança de uma porcentagem sobre o valor de faturas emitidas em favor de estabelecimentos médicos como contrapartida para liberação do pagamento. A operação conta com apoio do Ministério Público Federal e da própria Marinha do Brasil.