Reservatório de água de Brasília deve chegar a 21% da capacidade após seca

02:11 Geral, Notícias 05/05/2018 - 09h09 Brasília Embed

Lucas Pordeus León

Sem racionamento, o reservatório do Descoberto deve chegar, após o período da seca, a 21% da capacidade contra 45% se o corte no abastecimento fosse mantido.



Atualmente, o reservatório do Descoberto está com 91% da capacidade. Isso pouco mais um mês antes do fim do racionamento de água no Distrito Federal, marcado para acabar no dia 15 de junho. O rodízio no abastecimento de água vai terminar após um ano e cinco meses.

 

Com o fim dos cortes no fornecimento, o reservatório do Descoberto, o mais importante do DF, vai chegar a 21% da capacidade em novembro deste ano, após o período da seca, segundo simulação da agência reguladora de águas (Adasa).

 

Se o racionamento fosse mantido, o reservatório terminaria o período de seca com 45% da capacidade. O diretor da Adasa, Paulo Salles, argumenta que os estudos indicam que os níveis de água ficarão em um patamar seguro.

 

Apesar da melhora, o diretor da Adasa diz que a agência reguladora está com a luz de alerta acesa. Isso porque as chuvas de setembro de 2017 a abril deste ano estão 23% abaixo da média histórica, e a vazão dos afluentes do reservatório do Descoberto também estão abaixo da média. Contudo, os níveis de chuva e dos rios estão melhores que no ano passado.

 

A Adasa ainda fez simulações de como ficaria o reservatório do Descoberto caso fossem restabelecidos os parâmetros de consumo de antes da crise hídrica. Em vez de chegar em novembro com 21% da capacidade, o reservatório ficaria sem água com a seca.

 

Outra simulação da agência estimou que, sem o racionamento, o Distrito Federal teria ficado seis meses sem água no Descoberto. As simulações com o reservatório de Santa Maria ainda estão sendo feitas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique