Viva Maria: Lideranças extrativistas prometem lutar para garantir a exploração do babaçu

07:53 Geral, Programetes 10/05/2018 - 08h17 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

Ao som do xaxado que animou, na noite de ontem (9), em Brasília, a Feira da Biodiversidade, ponto alto do 2ª Encontro de Experiências e Aprendizados do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS), que tem a coordenação do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), Viva Maria se reencontrou com duas grandes lideranças extrativistas: Dona Cledeneuza Oliveira, de São Domingos do Araguaia, no Pará e Maria do Socorro Teixeira Lima, do Tocantins, que é coordenadora-geral da Rede Cerrado.

 

Na oportunidade, ambas denunciaram a devastação da palmeira de babaçu. E nos contaram que o projeto de lei estadual 194/2017, que compromete a lei do babaçu livre, coloca em risco o trabalho das quebradeiras de coco porque permite a queima do fruto para fabricação de carvão. E já anunciaram: as quebradeiras vão fazer de tudo para que o projeto não avance!

 

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.