Baixa nos rios do Acre deixa navegadores em alerta

Inverno Amazônico

Publicado em 26/06/2018 - 09:50 Por Juliana Cezar Nunes - Brasília

O baixo nível dos rios no Acre fizeram o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do estado recomendarem mais atenção a navegantes e tripulações.


A situação é mais preocupante no Rio Juruá que, nessa segunda-feira (25), chegou ao nível de 4,7 metros, três metros abaixo do considerado ideal para a navegação.


De acordo com o major do Corpo de Bombeiros Cláudio Falcão, a situação tende a piorar porque o inverno amazônico está apenas começando.


“O nível pode ficar abaixo dos três metros, nestes próximos três meses, que são mais críticos. Não temos previsão de chuvas que venham alterar significativamente o nível do rio”, afirmou Falcão.


O major Cláudio Falcão pede atenção redobrada dos navegantes do rio Juruá, especialmente no período noturno, quando os bancos de areia não estão visíveis.


“É preciso que os navegantes tenham bastante cuidado, conheçam bem a região, para não causar acidentes. Utilizem os materiais de segurança que tem nas suas embarcações para um eventual perigo.”


O rio Juruá nasce no Peru e, no Brasil, banha os estados do Acre e do Amazonas. No Acre é fundamental para a navegação entre os municípios como Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.


Até o momento, o tráfego fluvial entre essas localidades não foi interrompido, mas a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros fazem o monitoramento e não descartam essa possibilidade, pelo menos até o mês de outubro.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo