Clientes de bares e restaurantes são alvo de campanha contra o trabalho infantil

02:07 Geral, Notícias 13/06/2018 - 08h59 São Paulo Embed

Eliane Gonçalves

Quem for a um bar ou restaurante em São Paulo durante a Copa do Mundo pode encontrar a campanha da Rede Peteca, um projeto da ONG Cidade Escola Aprendiz e do Ministério Público do Trabalho (MPT).

 

A campanha foi lançada nessa terça-feira (12), dia mundial de combate ao trabalho infantil e os bares foram escolhidos em função da Copa do Mundo. Segundo os idealizadores da campanha, esse é um período em que a frequência de público nesses estabelecimentos chega a triplicar e isso acaba atraindo o trabalho infantil.

 

O vigilante José Aldair de Souza sabe que é frequente ver crianças trabalhando nas ruas da capital paulista. E se a criança precisa e ele pode, José ajuda.

 

A ideia da campanha é apontar outra solução. A publicidade explica que a melhor forma de ajudar não é comprando uma bala ou doando um agasalho. Segundo a campanha, a ideia é procurar canais oficiais, como o  telefone 156, em São Paulo, ou o Disque 100 no nível federal.

 

Felipe Tau, articulador de projeto da Rede Peteca, garante que o poder público não vai perseguir ou complicar ainda mais a vida dessas crianças.

 

A campanha acontece principalmente em São Paulo, mas a promessa é que ela seja ampliada, via redes sociais, para outras cidades do país.

 

Segundo o IBGE existem quase 2 milhões de crianças e adolecentes em trabalho infantil em todo o pais.