CNJ proíbe gastos com academia para magistrados no Rio

Benefício

Publicado em 28/06/2018 - 20:48 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

O Tribunal de Justiça do Rio vai cumprir a determinação de fechar uma academia de ginástica instalada na sede do órgão para atender aos magistrados e seus parentes.

 

A decisão foi divulgada por membros do CNJ, Conselho Nacional de Justiça, que suspenderam de forma unânime o repasse de verbas mensais do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro para custear as despesas com a academia. O convênio foi considerado ilegal pelo plenário do órgão.

 

As despesas destinadas ao pagamento dos custos da academia eram de mais de R$ 5 milhões por cinco anos de vigência. Além dos profissionais de educação física, estavam previstos gastos com remunerações de um gerente, um assistente administrativos, um gerente de qualidade e uma copeira. Apenas os magistrados associados a uma sociedade privada sem fins lucrativos, tinham direito ao benefício.

 

O convênio é ilegal para o relator que analisou o documento apresentado pelo Sind-Justiça, Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Riode Janeiro, ministro Luciano Frota.

 

Segundo Frota, não há previsão formal de custeio, por parte da Corte de Justiça, da remuneração dos funcionários responsáveis pelas atividades administrativas ou de apoio. De acordo com a decisão, a falta de chamamento público, procedimento obrigatório para aferir a qualificação técnica e a capacidade operacional da entidade para a gestão do convênio foi determinante para a proibição.

 

Entre os serviços oferecidos pela academia estavam aulas de alongamento, defesa pessoal, musculação, yoga e personal trainer. A Associação dos magistrados Brasileiros também foi procurada e informou que não vai se posicionar sobre o assunto.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo