Desmatamento do Cerrado cai nos últimos 2 anos; 50% do bioma já foram extintos

02:54 Geral, Notícias 21/06/2018 - 14h47 Brasília Embed

Graziele Bezerra

O desmatamento no Cerrado teve queda nos dois últimos anos, em relação a 2015, último ano de monitoramento da região.


Em 2016, a área desmatada foi de 6.777 quilômetros quadrados (km2); em 2017 chegou a 7.408 km2, o que corresponde a redução de 43% e 38%, respectivamente.


Nos últimos anos, o desmatamento foi mais evidente na região do Matopiba, que compõe os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.


No Mato Grosso, a devastação também é grande. Nesses estados o desmatamento é provocado, principalmente, por causa da criação de gado e do plantio de soja.


O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, anunciou a criação de um novo sistema de monitoramento do bioma, que passa a ser diário, a partir deste ano, assim como já acontece com o monitoramento da Amazônia.


O sistema também dará um alerta sobre áreas com possível desmatamento. Isso facilitará o trabalho de fiscalização e autuação, pelo Ibama, sobre o desmatamento ilegal. Os dados ficarão disponíveis na internet para acesso livre.


O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e ocupa uma área de 2 milhões de km2, cerca de 22% do território nacional.


Hoje, 50% da região está desmatada.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique