Fachin comenta liberação de Dirceu e diz que magistrado não pode ter ideologia

03:01 Geral, Notícias 27/06/2018 - 14h36 Brasília Embed

Lucas Pordeus Leon

O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, comentou as decisões dessa terça-feira (26) da 2ª Turma da Corte. A turma soltou provisoriamente o ex-ministro José Dirceu, condenado em segunda instância por corrupção na Lava Jato, e anulou provas colhidas pela Polícia Federal em endereços da senadora do PT, Gleisi Hoffman, sob o argumento de que a busca e apreensão não tiveram autorização do STF.

 

O relator da Lava Jato foi contra a liberação de Dirceu e a anulação das provas no caso de Gleisi. Mas, Edson Fachin negou o discurso de que ele teria sido derrotado. Segundo Fachin, magistrado não pode ter lado ou ideologia.

 

O ministro Marco Aurélio também comentou as decisões dessa terça-feira (26). Para ele, haveria menos divergências dentro da corte se a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, pautasse as ações de inconstitucionalidade das prisões após a segunda instância. Marco Aurélio é contra a prisão antes do trânsito em julgado e um crítico da prisão do ex-presidente Lula.

 

Gilmar Mendes acredita que o caso do ex-ministro José Dirceu é diferente do caso de Lula, não gerando, segundo o ministro, um precedente a favor do ex-presidente. Ele comentou recentes decisões do Plenário da Corte e acredita que o Supremo está no caminho certo.

 

A segunda turma do Supremo ainda suspendeu as ações contra o deputado estadual de São Paulo Fernando Capez, do PSDB, um dos acusados de integrar a chamada Máfia da Merenda no estado paulista.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique