Nacional na Copa: Entenda os critérios de classificação das seleções no Mundial

02:21 Geral, Programetes 12/06/2018 - 05h15 Brasília Embed

Eurico Tavares

A Copa vai começar e é bom que todos estejam por dentro do regulamento.


Na primeira fase, a chamada fase de grupos, a classificação obedece os seguintes critérios, passando de um para outro, até que ocorra o desempate: o maior número de pontos ganhos, contando três pontos por vitória, um por empate e zero por derrota. Cada seleção faz três jogos nesta fase; a maior diferença de gols, entre os gols feitos e os sofridos pela seleção; e o maior número de gols marcados pela seleção.


Se ainda não resolver serão considerados apenas os jogos entre as seleções ainda empatadas e obedecendo a mesma ordem de prioridade: maior pontos de pontos; saldo de gols e o melhor ataque.


Se não resolver, tem uma última chance antes do sorteio. Serão levados em consideração os cartões amarelos e vermelhos recebidos nos três jogos. Fica em melhor posição quem perder menos pontos.


Um cartão amarelo perde um ponto, dois amarelos, com consequente expulsão, perde três pontos; um cartão vermelho direto perde  quatro pontos e, se um jogador receber um cartão amarelo e depois um vermelho, a seleção perde cinco pontos.


Se nada disto resolver a Fifa realizará um sorteio para definir as posições dos empatados no grupo em questão.


Dois  são eliminados e os dois primeiros seguem para as oitavas de final. E, a partir daí, se houver empate nos 90 minutos haverá uma prorrogação de 30 minutos e se ainda persistir o empate a decisão será a cobrança de tiros livres da marca do pênalti.


Hoje, terça feira, 12 de junho,  faltam 02 dias para a abertura da Copa da Rússia 2018.