Sistema de informações sobre veículos roubados no Rio deve voltar a funcionar nesta quinta

02:05 Geral, Notícias 20/06/2018 - 14h28 Rio de Janeiro Embed

Raquel Junia

Há dez dias, não é possível acessar pela internet o sistema de roubos e furtos de veículos do estado do Rio. O cadastro online é a ferramenta usada, por exemplo, pelas seguradoras, para certificar as ocorrências após a informação de roubo pelos donos dos veículos.

 

O sistema é um dos hospedados no chamado mainframe, um grande computador, do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro, o Proderj, que apresentou um grave problema.

 

Segundo nota divulgada pelo Proderj, a falha foi constada em um dos equipamentos do supercomputador, que depende de componentes importados. No entanto, a empresa responsável pela manutenção encontrou uma solução provisória e a previsão de normalização é para a próxima quinta-feira (21). Ainda de acordo com o Proderj, o processo de reparo é complexo para evitar a perda de dados.

 

Outros onze sistemas também estão fora do ar. Entre eles, o de Controle de Processos e Documentos, o de cadastro de matrícula da rede escolar e o da dívida ativa do estado. A falha não afeta, no entanto, os portais do Governo, da Polícia e outros bancos de dados também gerenciados pelo Proderj.

 

De acordo com o delegado titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) Alessandro Petralandra, as ocorrências estão sendo feitas normalmente independente da inclusão do apontamento no cadastro. O prejuízo maior é de consulta ao sistema feito, normalmente, pela população e pelas instituições e por outras instituições interessadas.

 

Em nota, o Sindicato das Seguradoras do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, alertou que a falha dificulta também os registros de recuperação de veículos, feitos pelo mesmo sistema, o que atrasa a devolução aos proprietários que tiveram veículos roubados ou furtados. A nota acrescenta ainda que essa falha pode potencializar os roubos, já que os criminosos se sentem mais à vontade para circular com os veículos roubados.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique