Companhias aéreas estão na mira dos órgãos do consumidor

Fiscalização

Publicado em 27/07/2018 - 17:02 Por Danyele Soares - Brasília

A Ordem dos Advogados do Brasil, o Ministério Público nos estados e os Procons fizeram uma fiscalização nacional para verificar possíveis excessos das empresas na cobrança pelo despacho de bagagens e para marcação de assentos.

 

A Blitz foi realizada nos terminais das 27 capitais do país e em outras cidades como Porto Seguro, na Bahia; Montes Claros, em Minas Gerais; Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

 

Segundo os órgãos de defesa do consumidor, desde que a cobrança pelas bagagens começou, o preço das passagens não reduziu, como era a justificativa para a mudança.

 

Em Brasília, a ação no aeroporto JK encontrou irregularidades em duas companhias: Gol e Avianca. As empresas falharam na divulgação de informações importantes para o consumidor, como tarifas de assento conforto e meios de pagamento.

 

De acordo com o presidente da OAB no Distrito Federal, Juliano Costa Couto, é possível perceber que as companhias aéreas têm reduzido os custos, mas que isso não é repassado para o consumidor.

 

Recentemente, a Agência Nacional de Aviação Civil divulgou números que mostram o lucro recorde das maiores empresas aéreas e também que o preço da passagens não caiu. A OAB recorreu à Justiça contra a medida. E agora espera aprovação de um decreto legislativo para derrubar a cobrança pelo despacho de bagagens.

 

Já o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios avalia que não há justificativa para a cobrança de tarifa diferenciada para a marcação prévia de assento.

 

As organizações de defesa do consumidor disponibilizam canais para que os cidadãos façam denúncias sobre excessos. Os brasileiros podem alertar o Procon nos seus estados, o Ministério Público por meio de ouvidorias e fazer também a reclamação no site “consumidor.gov.br.

 

Em nota, a Avianca informou que segue a lei e que preza pela oferta do máximo conforto. Também disse que vai se manifestar sobre a blitz nos autos do processo administrativo do Procon, se instaurado.

 

Também em nota, a Gol informou que segue a legislação vigente e que está à disposição dos clientes para esclarecimentos sobre as regras praticadas.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo