Distrito Federal está em alerta contra o sarampo; Postos de Saúde disponibilizam vacina

02:00 Geral, Notícias 09/07/2018 - 16h52 Brasília Embed

Sayonara Moreno

O Distrito Federal está em alerta devido aos casos de Sarampo confirmados em alguns estados do Brasil. Apesar de nenhum diagnóstico ter sido confirmado por aqui, a Diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde local, Maria Beatriz Ruy, conta que a doença se prolifera facilmente e, por isso, a preocupação.


Segundo ela, a população vem deixando de vacinar as crianças que são muito frágeis para o Sarampo. Os adultos também devem ser vacinados.


A cobertura vacinal do DF está abaixo do definido pelo Ministério da Saúde que é de 95 %. A Diretora de Vigilância Epidemiológica alerta para os sintomas da doença, que são febre alta, manchas avermelhadas pelo corpo, coriza, tosse e dor de cabeça ou conjuntivite. O importante é procurar atendimento médico para avaliação e tratamento, porque a doença pode matar.


O Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e muito contagiosa. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, ao tossir, espirrar, falar ou até pela respiração. Por isso, é importante evitar locais fechados, sem arejamento.


Em todo o DF, são 124 salas de saúde para vacinação da Tríplice Viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique