França disputa terceira final nos últimos 20 anos

Copa

Publicado em 11/07/2018 - 08:45 Por Eurico Tavares - Rio de Janeiro

Quarta-feira, 11 de julho. Hoje é o dia da segunda semifinal da Copa do Mundo 2018.


O resultado vai definir os adversários para as duas últimas partidas da Copa, a disputa do terceiro lugar no sábado (14) e a disputa do titulo máximo, no domingo (15).


Na primeira semifinal, a França derrotou a Bélgica por 1 a 0 e vai participar da sua terceira final de Copa

.
Desde que a Copa passou a ter 32 seleções na fase final, a França será a única a disputar sua terceira final: em 1998 ganhou do Brasil por 3 a 0, em 2006 perdeu nos tiros livres para a Itália e chega agora em 2018.


O Brasil chegou em duas finais: vice, em 1998, e campeão, em 2002.


A Alemanha também chegou em duas finais: vice, em 2002, e campeã, em 2014.


Argentina, Holanda e Itália uma vez cada. Destas só a Itália foi campeã.


Resta uma vaga na final que será definida hoje, entre Inglaterra e Croácia.


A Inglaterra foi campeã em casa, em 1966, ganhando da Alemanha na final por 4 a 2. E tem um recordista desde aquela época: Geoff Hurst é o único jogador a fazer três gols numa única final de Copa do Mundo.


A seleção inglesa teve o benefício de jogar mais tempo já que a partida foi até a prorrogação e nela Hurst fez dois dos seus três gols.


Hoje, se a Inglaterra vencer, fica definido que não haverá nova campeã, permanecendo o grupo de oito seleções que já conquistaram o título máximo.


Uma vitória da Croácia sobre a Inglaterra deixa duas interrogações para o jogo final: se a França vencer permanecem os atuais oito campeões do mundo e a Croácia passa a ser a quinta seleção a chegar numa final sem vencer, sendo vice-campeã como é o caso da Tchecoslováquia, Hungria, Suécia e Holanda.


Se a Croácia vencer a final e conquistar o título será a nona seleção a ser campeã do mundo.


O jogo entre Inglaterra e Croácia começa às 15h, horário de Brasília, e será disputado em Moscou, no mesmo estádio onde o titulo será decidido no domingo, a partir do meio-dia.
Será o jogo de número 900 da história das Copas.


A disputa do terceiro lugar acontece no sábado, a partir das 11h, horário de Brasília, em São Petersburgo.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo