História Hoje: 17 de julho é o Dia do Protetor de Florestas

História Hoje

Publicado em 17/07/2018 - 09:36 Por Apresentação Adalto Gouveia - Brasília

Curupira....é um anão forte de cabelos vermelhos que protege as florestas, matas e animais das agressões do homem.

 

Diz a lenda que ele tem os pés virados para trás para enganar os caçadores.

 

Esse personagem importante do nosso folclore inspirou a criação do Dia do Protetor das Florestas comemorado hoje.

 

Lenda à parte, o dia dedicado à proteção das florestas quer chamar a atenção para a importância da preservação desse tipo de vegetação essencial para o ciclo da vida.

 

O papel delas é tão importante que são chamadas de pulmão do mundo. Elas são depositárias de dois quintos de todo o carbono armazenado nos ecossistemas terrestres.

 

Mas a função das florestas não para por aí...Elas são fonte de combustíveis, alimentos e matérias-primas.

 

Protegem o solo contra e erosão,  controlam o ciclo e a qualidade da água, contribuindo para a formação de chuvas. Nos protegem de climas extremos, como cheias ou secas, além de terem a maior parte da biodiversidade terrestre: as espécies vegetais e animais. 

 

Estima-se que 31% da superfície terrestre do planeta seja ocupada por florestas habitadas por 300 milhões de pessoas. Delas dependem, de forma direta, um 1,6 bilhão de seres humanos.

 

Privilegiado em relação a outros países, o Brasil tem 516 milhões de hectares de florestas, ficando atrás apenas da Rússia. As florestas tropicais se destacam no país:  a Floresta Amazônica, a maior do mundo, a Mata Atlântica, a Floresta das Araucárias e a Mata dos Cocais.

 

Apesar de suas funções sociais, econômicas e ambientais, as florestas têm sido ameaçadas por todo o mundo.

 

A preocupação é tanta que a ONU pede aos países que apoiem a sua campanha “Desmatamento Ilegal Zero”, promovendo o plantio de árvores e o controle dos desmatamentos ilegais.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo