História Hoje: Há 139 anos, nascia em Minas Gerais o médico e sanitarista Carlos Chagas

02:50 Geral, Programetes 09/07/2018 - 07h00 Brasília Embed

Apresentação Carmen Lucia

Em 9 de julho de 1879, nasce Carlos Justiniano Ribeiro Chagas, ou apenas Carlos Chagas, como ficou mundialmente conhecido por ter se dedicado ao combate à malária –  doença infecciosa causada pela picada de uma fêmea do mosquito Anopheles.

 

A doença típica de regiões tropicais e subtropicais tem cura. Mas nos casos mais graves pode matar. Os sintomas mais comuns são: febre alta, calafrios e forte dor de cabeça.

 

O médico sanitarista e biólogo Carlos Chagas foi também cientista e bacteriologista. As várias habilitações foram fundamentais para que o médico mineiro, que trabalhou como clínico na saúde pública do Brasil, investisse em pesquisas.

 


Em 1901, Carlos Chagas foi recrutado por Oswaldo Cruz para controlar a malária em Itatinga - São Paulo. A doença vinha atacando trabalhadores da Companhia Docas de Santos, provocando a paralisação das obras de reconstrução de uma represa na região.
Chagas promoveu a prevenção, inclusive nos locais onde viviam os operários.

 


O combate ostensivo aos mosquitos infectados com o parasita da malária possibilitou acabar rapidamente com o surto e serviu de base para o efetivo combate da doença em várias regiões do mundo.


A ação promovida por Carlos Chagas virou procedimento padrão em outras campanhas.

 

 

O pesquisador também destacou-se ao descobrir o protozoário Trypanosoma cruzi (o cruzi é uma homenagem a Oswaldo Cruz) e a tripanossomíase americana, conhecida como doença de Chagas. Ele foi o único cientista na história da medicina a descrever completamente uma doença infecciosa: o patógeno, o vetor, os hospedeiros, as manifestações clínicas e a epidemiologia.

 


Trabalhava durante quatorze horas por dia no Instituto Oswaldo Cruz.  Morreu enquanto dormia , de ataque cardíaco,  em oito de novembro de 1934. Sabia que era portador da doença de Chagas.

 


Carlos Chagas recebeu vários prêmios de reconhecimento ao seu trabalho como cientista. Entre os principais, o de doutor honoris causa da Universidade de Harvard e Universidade de Paris,   e o de membro honorário da Academia Brasileira de Medicina.

 

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.