Intoxicação por medicamentos atinge 13 mil crianças e adolescentes por ano no Brasil

03:16 Geral, Notícias 19/07/2018 - 08h03 Brasília Embed

Kariane Costa

A Sociedade Brasileira de Pediatria alerta: é preciso cuidado para evitar intoxicação de crianças e jovens por remédios. Por ano, cerca de 13 mil crianças e adolescentes sofrem os efeitos da intoxicação pela exposição a medicamentos. É o que o aponta um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Pediatria.  Foram mais de 245 mil casos em 18 anos, que resultaram em 240 mortes.

 

O presidente do Departamento de Toxicologia da instituição, Carlos Augusto Melo, afirma que os números são preocupantes e explica que a faixa de maior risco são de crianças de 1 a 4 anos. 

 

Carlos Augusto Melo recomenda que, para diminuir o risco, deve-se evitar o estoque de medicamento em casa. Ele aconselha doar ou, se vencido, descartar de maneira adequada. Se não for possível, guardar em local seguro, longe do alcance das crianças. E também não usar medicamentos sem recomendação médica.

 

Caso a criança tome um medicamento, é preciso manter a calma, não provocar vômito e procurar ajuda médica. Antes de ir à emergência, também é possivel entrar em contato com o Disque-Intoxicação, criado pela Anvisa, que atende pelo número 0800-722-6001. É um serviço que atende a população e os profissionais de saúde para tirar dúvidas e fazer denúncias relacionadas a intoxicações.  Ele funciona todos os dias e a ligação é de graça.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique