Rio de Janeiro lidera extravio de armas da PF no país

01:49 Geral, Notícias 26/07/2018 - 09h39 Rio de Janeiro Embed

Fabiana Sampaio

Um relatório da Polícia Federal (PF) aponta que a superintendência do órgão no Rio de Janeiro lidera o extravio de armas, nos últimos 11 anos, no país.


Do total de 404 armas desviadas 80 eram da Polícia Federal, no estado.


O Ceará é o que mais registrou desvios de munições, com 1.337 ocorrências do total de quase 4,8 mil, em todo o país.


São Paulo teve 948 ocorrências e o Rio de Janeiro vem em seguida com 483.


No estado, dados oficiais apontam que foram instaurados 66 procedimentos administrativos.


O levantamento foi feito a pedido do deputado federal Alessandro Molon (PSB), integrante da Comissão Externa da Câmara que acompanha as investigações do assassinato da vereadora Marielle Franco.


O parlamentar encaminhou a solicitação à PF após as noticias de que Marielle teria sido morta com munições extraviadas da Polícia Federal.


As circunstâncias desse desvio até hoje não foram esclarecidas. O deputado Molon também pediu informações sobre possíveis punições administrativas aos responsáveis pelos desvios.


A Polícia Federal informou, em nota, que apura todos os casos de extravio de armas que estejam sob a cautela de seus policiais para utilização em serviço.


Acrescentou que eventuais punições podem ocorrer caso seja configurada a culpa ou o dolo do agente, sempre após procedimento disciplinar formal, garantida a ampla defesa e o contraditório.


A nota informa que, no caso específico do Rio de Janeiro, o Estado conta com um dos maiores efetivos de policiais federais do Brasil, tendo recebido também o apoio de milhares de policiais de outros estados para atuar em grandes eventos realizados nos últimos anos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique