Sistema de bloqueio de telefones roubados entra em operação em setembro no Rio

02:07 Geral, Notícias 17/07/2018 - 15h37 Rio de Janeiro Embed

Ícaro Matos

A implantação do sistema de bloqueio de telefones celulares roubados no Rio de Janeiro será antecipada. O serviço, que já está em operação em Goiás e no Distrito Federal, só seria lançado no Rio em janeiro do ano que vem, mas, devido ao grande crescimento do número de roubos de celulares no estado, a Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, decidiu disponibilizar o sistema já em setembro. 

 

A decisão atende a pedido do Gabinete de Intervenção Federal no Estado do Rio de Janeiro.

 

De acordo com levantamento do Instituto de Segurança Pública, o crime de roubo ou furto de celular cresceu 453% no estado do Rio, em cinco anos. Só de janeiro a maio de 2018 foram registrados 10.802 casos, o maior índice em 15 anos.

 

Apenas em maio, a média foi de 74 roubos de celular por dia no estado. Número que inclusive é subdimensionado, já que nem todas as vítimas do crime fazem o boletim de ocorrência.

 

O sistema da Anatel é capaz de identificar a duplicidade do IMEI, golpe usado por criminosos para habilitar aparelhos roubados. O IMEI é uma espécie de identificação do aparelho e cada telefone tem um número exclusivo.

 

Quando ocorre a duplicação, a agência reguladora manda uma mensagem de bloqueio para os dois aparelhos, o original e o clonado, sendo que o dono do aparelho com o IMEI original pode desbloquear o telefone, já o celular roubado fica permanentemente bloqueado.

 

Com o IMEI bloqueado, o aparelho fica impossibilitado de fazer ligações ou receber ligações ou usar internet móvel, mas as outras funções continuam funcionando normalmente, inclusive o wi-fi.

 

A orientação para quem tem o aparelho roubado é pedir imediatamente o bloqueio do IMEI junto à operadora. Ele Está impresso no telefone, na caixa e na nota fiscal, mas também pode ser visto na tela do aparelho ao se digitar o código asterisco - Jogo da Velha - zero seis - jogo da velha no teclado do discador do telefone.

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.