Viva Maria: Mostra de Teatro AfroCena comemora Julho das Pretas enaltecendo cabelos crespos

07:16 Geral, Programetes 10/07/2018 - 09h02 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

Na próxima quinta-feira, mulheres negras entram em cena na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e antecipam, com uma programação muito especial, a data máxima deste Julho das Pretas: 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

 

No Brasil, a data é também uma homenagem a Tereza de Benguela, líder quilombola que se tornou rainha, resistindo bravamente à escravidão, por duas décadas.

 

Sob os ecos do canto triste da quilombola quebradeira de coco babaçu Maria Antonia, Viva Maria faz questão de aplaudir a primeira edição da Mostra de Teatro AfroCena que vai acontecer no município de Cavalcante, que abriga, em seu território, o Patrimônio Cultural Kalunga.

 

Destaque para a apresentação da peça Pentes, do Grupo Embaraça, formado pelas atrizes Ana Paula Monteiro, Fernanda Jacob e Tuanny Araújo, que é também diretora do espetáculo. Ela conversa com a gente sobre as facetas do racismo velado, principalmente, por meio do cabelo crespo. Seja muito bem-vinda, Tuanny!

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.