Viva Maria: Programa adere à campanha pelo estímulo ao aleitamento materno e viva o mamaço!

06:53 Geral, Programetes 01/08/2018 - 04h10 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

O mês começa com o sabor do alimento mais completo do mundo. Um alimento que é a base da vida. [mensagem da nova campanha do Ministério da Saúde sobre a amamentação] Taí a mensagem da campanha que quer incentivar a amamentação exclusiva até os seis meses de vida, com o objetivo de contribuir para o  desenvolvimento e a proteção da criança.

 

É claro que Viva Maria abraça essa nova campanha de aleitamento num reforço à Semana Mundial da Amamentação 2018, que vai até 7 de agosto, na próxima terça-feira.

 

Durante esse tempo iremos, inclusive, relembrar algumas matérias que fizemos em nome da liberdade das mulheres amamentarem seus filhos nos espaços públicos, já que, infelizmente, o falso moralismo das pessoas que sexualizam o ato da amamentação, aqui e ali, continua acontecendo em nosso país.

 

Viva Maria relembra, nesta edição, um flagrante que aconteceu em 2016. Imaginem a cena: em primeiro plano, aparece uma mãe, sentada numa cadeira de restaurante. Junto a seu corpo, uma menininha mama em seu peito de olhinhos fechados. De repente, essa mãe recebe um bilhete que diz o seguinte: "não pode amamentar em público".

 

E a mãe, surpresa, mas sem perder a calma, responde: “Meu amor... Isso aqui é uma praça de alimentação, e minha filha está se alimentando! Dá licença”. Parabéns a essa mãe pela atitude. É uma resposta digna de uma amiga do peito.

 

Em falar nisso, o programa chama a participação da artista plástica, fotógrafa e doutoranda em comunicação e saúde pela Universidade de São Paulo (USP) Bia Fioretti, criadora do projeto Mães da Pátria, um movimento empenhado em resgatar a essência do feminino a partir da sabedoria das mulheres de luz, as parteiras.

 

Mulheres que auxiliam mães e filhos na primeira mamada. Diga lá, Bia, como se sente diante da censura de alguns frente a cenas como a que acabamos de descrever?

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.