Acordo vai permitir retomada de serviços básicos da zona portuária do Rio

02:21 Geral, Notícias 22/08/2018 - 22h37 Rio de Janeiro Embed

Fabiana Sampaio

A região da zona portuária do Rio de Janeiro, que abriga o Boulevard Olímpico, um dos legados dos Jogos Rio 2016, vai voltar a ter os serviços de manutenção. Eles estavam suspensos desde o último dia 25 de junho por falta de pagamento da parceria publico-privada responsável pela concessão.

 

A prefeitura acabou assumindo alguns dos serviços. A Caixa Econômica Federal, gestora do Fundo de Investimento Imobiliário Porto Maravilha, vai injetar R$ 147 milhões no fundo, o que vai permitir a retomada da operação urbana na região.

 

O acordo foi assinado nesta quarta-feira (22), no Palácio da Cidade, pelo prefeito Marcelo Crivella e o presidente da Caixa, Nelson Souza. Também assinaram o ministro das Cidades, Alexandre Baldy; e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), Antonio Carlos Mendes Barbosa.

 

O documento estabelece condições para a Concessionária Porto Novo reassumir os serviços na Área considera de Especial Interesse Urbanístico. De acordo com Crivella, a medida alivia o caixa da prefeitura.

 

O presidente da Cdurp, Antonio Carlos Mendes Barbosa, destacou o potencial da região, que tem 5 milhões de metros quadrados, e reconheceu que políticas de habitação precisam ser implementadas para que a revitalização da área alcance seus objetivos.

 

Também foi assinada a autorização para a retomada das obras do BRT Transbrasil. O Ministério das Cidades liberou R$ 50 milhões para o empreendimento, que terá 27 quilômetros, 20 estações e cinco terminais de integração, e vai ligar o centro da cidade às zonas norte e oeste, pela Avenida Brasil.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique