Amapá tem surto de Doença de Chagas; açaí contaminado pode ser a causa

01:26 Geral, Notícias 29/08/2018 - 15h08 Brasília Embed

Maíra Heinen

A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá confirmou surto de Doença de Chagas no estado. Só no mês de agosto são 15 casos registrados nos dois municípios mais populosos do Amapá.


Na última semana, nove pessoas foram diagnosticadas no bairro Hospitalidade, no município de Santana. Em Macapá, capital do estado, também há registros da doença, no Conjunto Habitacional Macapaba, zona norte da cidade.


Para a superintendência, a maior parte dos casos está ligada ao consumo de açaí. O órgão informou, no entanto, que a contaminação está dentro do quantitativo dos últimos anos. Mas é preciso que os municípios reforcem as ações educativas e de orientação com quem comercializa o açaí.


Em 2017, foram registrados 32 casos da doença no Amapá. Desses, 28 em Macapá e três em Santana. Este ano, são 27 ocorrências até o momento.


Três pessoas morreram no ano passado. Em 2018, não há registro de óbito. Os dados são do Sistema Nacional de Agravos de Notificação.


A Doença de Chagas é transmitida ao homem pelo protozoário Trypanosoma Cruzi. Entre os sintomas estão inchaços e febre.


Caso não seja tratada logo, pode haver insuficiência cardíaca congestiva. O tratamento é feito com uso de medicamentos que matam o parasita e no controle dos sintomas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique