Aplicativo facilita atendimento às vítimas de violência doméstica no Amazonas

02:07 Geral, Notícias 25/08/2018 - 08h00 Brasília Embed

Michelle Moreira

Um aplicativo de celular atua como aliado na hora de proteger mulheres vítimas de violência doméstica no Amazonas. O Alerta Mulher foi desenvolvido para funcionar como um botão do pânico em casos de ameaças às vítimas antes mesmo da concessão de medidas protetivas.

 

O sistema está integrado ao aplicativo 'Aviso Polícia', desenvolvido para a população comunicar situações de ameaça ou roubo no transporte público. A ferramenta está disponível apenas para Android, e o download é gratuito.

 

A delegada Débora Mafra explica que para poder usar o aplicativo a vítima precisa, primeiro, procurar uma delegacia da mulher para fazer o cadastramento. Neste momento, é também traçado o perfil do agressor.

 

Caso a denunciante seja cadastrada no Alerta Mulher, ao acionar o aplicativo, um primeiro contato é feito por meio do chat para confirmar o chamado. Em seguida, é iniciada uma conversa e o monitoramento por meio de rastreamento do celular.

 

Já para os casos em que a vítima não consiga manter a conversa, o aplicativo conta com uma opção chamada de tela oculta. A ideia é garantir o chamado de modo sigiloso. Nesta situação, uma viatura é enviada ao local rastreado pelo sistema.

 

De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, até julho deste ano, foram solicitadas à Justiça 2.600 medidas protetivas por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique