Brasil participa pela primeira vez do Gay Games Paris

Delegação

Publicado em 13/08/2018 - 09:30 Por Sumaia Vilela - Brasília

Este ano foi a primeira vez que o Brasil participou do Gay Games Paris, com uma delegação. A competição, que acabou nesse fim de semana e reuniu mais de 10 mil atletas de 36 modalidades, contou com 58 competidores brasileiros. Na estreia, eles fizeram bonito: 24 medalhas, sendo nove de ouro, 11 de prata e 4 de bronze.


Uma das medalhas de prata tem peso de ouro para o Brasil e os atletas que participaram. A do futebol. O time BeesCats, do Rio de Janeiro, perdeu do atual campeão francês por um gol de diferença, feito nos últimos minutos do jogo.


Uma manchinha no desempenho quase impecável da equipe em toda a competição, segundo o criador dos BeesCats, André Machado.


A sensação de vitória não vem só do esporte. É, também, da representatividade que a prata deu aos jogadores. Um símbolo da necessidade de se combater a homofobia no país que mais mata a população LGBT e que tem no futebol um espaço de intolerância, no entendimento  de André.


As medalhas de ouro foram conquistadas nas modalidades de lançamento de disco, mountain bike, natação, salto triplo e vôlei.


Vitórias que evidenciam atletas como Ana Luiza Garcez, conhecida como Ana Animal, que subiu no lugar mais alto do pódio na corrida de rua de 10 quilômetros, de 5 quilômetros e na meia maratona.


Ex-moradora de rua, ela reside há 17 anos no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Veterana em competições de corrida ao ar livre, ela mostrou a irreverência, que é sua marca registrada ao receber a medalha de cabelo rosa choque e óculos coloridos.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo