Brasil participa pela primeira vez do Gay Games Paris

02:19 Geral, Notícias 13/08/2018 - 09h30 Brasília Embed

Sumaia Vilela

Este ano foi a primeira vez que o Brasil participou do Gay Games Paris, com uma delegação. A competição, que acabou nesse fim de semana e reuniu mais de 10 mil atletas de 36 modalidades, contou com 58 competidores brasileiros. Na estreia, eles fizeram bonito: 24 medalhas, sendo nove de ouro, 11 de prata e 4 de bronze.


Uma das medalhas de prata tem peso de ouro para o Brasil e os atletas que participaram. A do futebol. O time BeesCats, do Rio de Janeiro, perdeu do atual campeão francês por um gol de diferença, feito nos últimos minutos do jogo.


Uma manchinha no desempenho quase impecável da equipe em toda a competição, segundo o criador dos BeesCats, André Machado.


A sensação de vitória não vem só do esporte. É, também, da representatividade que a prata deu aos jogadores. Um símbolo da necessidade de se combater a homofobia no país que mais mata a população LGBT e que tem no futebol um espaço de intolerância, no entendimento  de André.


As medalhas de ouro foram conquistadas nas modalidades de lançamento de disco, mountain bike, natação, salto triplo e vôlei.


Vitórias que evidenciam atletas como Ana Luiza Garcez, conhecida como Ana Animal, que subiu no lugar mais alto do pódio na corrida de rua de 10 quilômetros, de 5 quilômetros e na meia maratona.


Ex-moradora de rua, ela reside há 17 anos no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Veterana em competições de corrida ao ar livre, ela mostrou a irreverência, que é sua marca registrada ao receber a medalha de cabelo rosa choque e óculos coloridos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique