Bretas cancela oitivas de testemunhas no processo contra Jacob Barata

01:34 Geral, Notícias 08/08/2018 - 20h55 Rio de Janeiro Embed

Fabiana Sampaio

As oitivas de três testemunhas de acusação de processo envolvendo o empresário dos transportes Jacob Barata, previstas para a tarde desta quarta-feira, foram canceladas pelo Juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio Janeiro, em vista da decisão do ministro Gilmar Mendes que suspendeu a tramitação da ação penal até o julgamento do mérito.

 

O pedido de suspensão foi feito pela defesa de Barata. Segundo a defesa, o processo deveria tramitar na 5ª Vara Federal, e não na 7ª Vara. Seriam ouvidos hoje o delegado da Polícia Federal Antônio Carlos Junior e dois agentes da Polícia Federal, que atuaram na prisão em flagrante de Barata, realizada no dia dois de julho do ano passado.

 

Na ação suspensa pelo ministro Gilmar Mendes, Jacob Barata, responde por evasão de divisas. Ele foi preso em flagrante quando se preparava para embarcar em voo com destino a Portugal, portando dinheiro em moeda estrangeira, em quantidade superior à permitida pela legislação brasileira.

 

O fato ocorreu durante cumprimento de mandado de prisão do empresário, investigado na Operação Ponto Final, desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro, que investiga o pagamento de propinas a políticos no Rio de Janeiro, em troca de manutenção de privilégios para empresas de ônibus.

 

Barata também é investigado na Operação Cadeia Velha, por suposto envolvimento em esquema de corrupção envolvendo parlamentares da Alerj, Assembleia Legislativa do Estado. Atualmente Jacob Barata responde aos processos em liberdade, depois que foi beneficiado com um habeas corpus pelo Supremo Tribunal Federal.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique