Dois bebês morreram em Belém com suspeita de sarampo

Saúde

Publicado em 28/08/2018 - 12:30 Por Maíra Heinen - Brasília

Dois indígenas venezuelanos, do povo Warao, morreram no fim de semana em Belém e a suspeita é o sarampo.


A primeira morte foi a de um bebê de sete meses, registrada na última sexta-feira (24). A Secretaria Municipal de Saúde ainda aguarda outros exames para definição da causa da morte.


No sábado (25) foi registrado o falecimento de outro bebê, este com quatro meses. Neste caso, a Secretaria de Saúde já confirma o sarampo, mas ressalta que o caso ainda está sendo investigado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.


A prefeitura de Belém convocou uma reunião de emergência nessa segunda-feira (27). Ficou decidido que a campanha de vacinação contra o sarampo, no Pará, será prorrogada até o dia 15 de setembro. Haverá, também, a procura por um novo local, com melhor estrutura, para abrigar os indígenas.


Até o momento, 12 indígenas warao estão com suspeita de sarampo. Seis deles já apresentam sorologia positiva e aguardam exame de biologia molecular.


Segundo a prefeitura, em menos de 30 dias, em relação ao penúltimo grupo de indígenas que chegou em Belém, foram feitas oito internações, nas quais as crianças apresentavam quadros de sintomas agravados.


Belém, até o momento, já recebeu 266 índios warao e destes 110 são crianças.

Últimas notícias
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo