Expectativa no Rio é vacinar 812 mil crianças contra pólio e sarampo até 31 de agosto

01:54 Geral, Notícias 19/08/2018 - 12h41 Rio de Janeiro Embed

Raquel Júnia

Nesse sábado (18), cerca de 500 pontos de vacinação abriram as portas no município do Rio para ajudar a garantir a meta de imunizar 95% das crianças contra o sarampo e a poliomelite.


Na Tijuca, no Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão, um dos maiores localizados na zona norte da cidade, algumas famílias aproveitaram a ausência de filas logo no início da manhã, como a publicitária Mônica Vicencio, que vacinou o filho Henrique, de 2 anos.


Pai de duas crianças, o policial militar Júlio Morais diz que faz questão de sempre atender ao chamado das campanhas de vacinação.


Devem ser vacinadas crianças de 1 ano até menores de 5 anos, mesmo que já tenham sido imunizadas. A vacina também está disponível para adultos com até 49 anos que não tenham se vacinado.


A expectativa no Rio de Janeiro é vacinar 812 mil crianças até o dia 31 de agosto, quando se encerra a campanha.


De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, na campanha de 2017, 95% do público-alvo foi vacinado contra sarampo e 82% contra a poliomielite.


Os casos de sarampo no Rio, 16 confirmados até o momento, acendem o sinal de alerta e, segundo a Secretaria de Saúde, são um motivo a mais para que a população não abra mão de se vacinar, embora não haja surto no estado.