Homicídios dolosos cresceram 147% no Acre nos últimos quatro anos

01:19 Geral, Notícias 30/08/2018 - 18h29 Brasília Embed

Anna Luisa Praser

O Acre ocupa a segunda posição no ranking de estados mais violentos do país. O aumento de homicídios dolosos – quando há a intenção de matar - registrou um recorde em 2017: 502 vítimas. Um aumento de 147% se comparado com o ano de 2014.

 

Os dados foram divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança, que fez o mapa da violência com informações no Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

 

Outros fatores alarmantes sobre o estado acreano são o crescimento do número de roubos no estado – 85% entre os anos de 2013 e 2017 e o constante aumento de jovens nas práticas criminosas, seja como vítimas ou como autores.

 

No Amapá, as mortes intencionais cresceram 59%. Desde 2014 o estado registrou duas mortes de policiais, sendo uma em 2017, enquanto o agente estava fora de serviço.

 

O Pará também figurou entre os mais violentos do Brasil, ocupando a oitava posição.

 

Na contramão da violência, estados como Roraima e Maranhão ocupam a décima e décima primeira posição no ranking dos estados menos violentos. O cálculo para classificar os estados por índice de violência foi baseado na da taxa de mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique