Ibama monitora por satélite áreas com risco de desmatamento na Amazônia

01:21 Geral, Notícias 09/08/2018 - 15h39 Brasília Embed

Maísa Penetra

Em ação preventiva, Ibama alerta proprietários rurais sobre desmatamento. Inicialmente, o novo modelo de fiscalização ambiental é aplicado na Amazônia.

 

As áreas com maior risco de desmatamento ilegal são monitoradas em tempo real por imagens de satélite. Os proprietários são identificados e recebem alertas do Ibama para não desmatar. A punição em caso de descumprimento da determinação será imediata.

 

O monitoramento é preventivo. O sistema comunica aos proprietários rurais antes mesmo que eventuais derrubadas da vegetação nativa ocorram em áreas já consideradas de risco.

 

Os primeiros alertas começaram a ser enviados em maio deste ano. Além da proibição, a fiscalização também informa sobre a obrigação de que qualquer tipo de corte na vegetação deve ser previamente autorizado pelo órgão ambiental do estado.

 

O Ibama vai enviar mais de 25 mil alertas a proprietários rurais em 59 municípios dos estados da Amazônia legal com base na análise das imagens. A previsão é que o trabalho seja concluído no fim deste mês. A divulgação dos resultados está prevista para novembro. O sistema de monitoramento poderá também ser implementado em outros biomas do Brasil.