Instituto Hospital de Base deixa de fazer exames hormonais por falta de reagentes

01:21 Geral, Notícias 18/08/2018 - 12h35 Brasília (DF) Embed

Leandro Martins

A denúncia está em um memorando do Programa de Residência Médica em Endocrinologia do Instituto Hospital de Base.

 

Segundo o documento, por falta de reagentes, mais de 20 exames hormonais não estão sendo feitos no hospital. Entre os procedimentos que estariam suspensos, constam o de Progesterona, Testosterona, Insulina e cortisol.

 

Ainda segundo a denúncia, esta situação vem causando prejuízo à formação de médicos residentes nos últimos dois anos. Por causa da falta de reagentes, os profissionais estão pedindo que os pacientes façam os exames em clínicas particulares.

 

Segundo Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília, o laboratório do Hospital de Base, que já foi referência no atendimento, hoje está destruído.

 

O sindicato diz também que em todos os hospitais e centros de saúde do DF faltam materiais para exames e insumos básicos para o atendimento à população.

 

A assessoria do Instituto Hospital de Base afirmou, em nota, que o hospital tem compromisso com o ensino médico de qualidade, mesmo com limitações estruturais.

 

E acrescenta que a unidade já realiza boa parte dos exames hormonais, e que o restante voltou a ser feito nesta sexta-feira (17).