Novo balanço do Instituto de Segurança Pública aponta queda em índices de violência no Rio

02:26 Geral, Notícias 14/08/2018 - 17h57 Rio de Janeiro Embed

Fabiana Sampaio

O roubo de cargas no Rio de Janeiro registrou queda de cerca de 19%  em julho. Foram 731 ocorrências contra 908 no mesmo período de 2017.  De acordo com o secretário de Estado de Segurança, Richard Nunes, em maio do ano passado esse registro chegou ao pico de 1240 registros e este ano a curva é descendente.

 

Segundo Nunes os resultados comprovam que a queda não se deu por causa da greve de caminhoneiros nesse período. Ele criticou a desinformação relativa a dados não oficiais.

 

Outros índices também apresentaram queda como o roubo de veículos que passou de 4.951 em julho do ano passado contra 3.518 neste ano, uma queda de 29%. O roubo de rua, caiu de 12.587 para 11.021, no período avaliado. Os dados referentes a latrocínio – roubo seguido de morte – também caíram 61%.  Foram 9 casos em julho deste ano contra 23 em 2017.

 

O número de homicídios dolosos, no entanto, aumentou: foram 408 em 2018, contra 374 no ano passado. Richard Nunes avaliou que o patamar de estabilização desse dado não agrada à secretaria, mas afirmou que a situação é fruto do excesso de criminalidade, que deve ser coibida. 

 

Os números do Instituto de Segurança Pública (ISP) foram antecipados pelo secretário durante palestra no Tribunal Regional Eleitoral sobre segurança nas eleições.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique