Viva Maria: Entrega de prêmio a ilustradores dá voz ao debate sobre violência contra a mulher

08:08 Geral, Programetes 08/08/2018 - 08h33 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

Enfim um momento de trégua na pauta da violência contra a mulher: a premiação da 6ª edição do Concurso Cultural sobre a Lei Maria da Penha, na noite de ontem (7), no Salão Negro da Câmara dos Deputados.

 

O concurso foi dividido em duas categorias: Ilustradores/as Profissionais e Amadores. O tema foi “O empoderamento feminino como mecanismo de superação da violência”.

 

Uma temática que se desdobrou em exercício para os alunos da professora de artes Jemima Tavares, do Colégio Galileu no Recanto das Emas, Distrito Federal. A partir da ideia do concurso, a professora desenvolveu o tema da violência contra a mulher em sala de aula com alunos de 4 e 5 anos, para mostrar que nunca é cedo demais para ensinar as crianças que é possível existir um mundo sem violência contra a mulher. 

 

Foi lindo poder ver os desenhos das crianças da professora Jemina serem apresentados na sequência das ilustrações premiadas.
 

Viva Maria fez questão de ouvir alguns dos vencedores, como Lucas Mendes Pinheiro na Categoria ilustrador profissional.

 

Como Lucas, Viva Maria conversou também com a segunda colocada na categoria profissional: Bruna Pacheco Rison.

 

E, por fim, ouvimos também a primeira colocada na categoria amador, Barbara Rodrigues Costa Paulo.

 

Parabéns a todos e também para a desembargadora de Justiça do Ceará Mônica Barroso, que conhece a história da mulher que empresta seu nome à lei 11.340/2006 desde o primeiro tiro e para o cantor e compositor Tião Simpatia, que fez um cordel para melhor descrever a Lei Maria da Penha.

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.