Calçadas esburacadas dificultam acesso para quem anda a pé em Brasília

01:52 Geral, Notícias 20/09/2018 - 20h12 Brasília Embed

Ana Luísa Praser

Quem anda a pé pelo centro de Brasília, mesmo que não tenha nenhum tipo de limitação, encontra dificuldades. E se a pessoa for deficiente então, caminhar pela rua fica ainda mais complicado.


São inúmeras calçadas esburacadas e também faltam rampas de acesso - inclusive para pontos turísticos como a Catedral.

 

Mateus Shamps que o diga. Ele é cadeirante e relata que andar com tranquilidade pelas ruas de Brasília é quase impossível.


No período de chuva, a situação fica ainda pior. Os buracos se tornam uma armadilha para os pedestres, já que ficam cobertos de água.

 


Em locais como no entorno da Rodoviária, onde o concreto já se desgastou e virou chão de terra batida, tudo é inconveniente; na seca, sujam os pés e os calçados de pó; e quando chove se tornam um lamaçal escorregadio que ameaça jogar no chão os que arriscam a atravessar o trecho.

 

Segundo Ana Paula Borba, Arquiteta e Urbanista, Brasília é uma cidade com características modernistas, mas que se perdeu no tempo quando o assunto é acessibilidade.
 


A Novacap, empresa responsável pela conservação das calçadas e implementação da estrutura de acessibilidade informou que está finalizando a licitação para restaurar os passeios e as rampas de acesso. Inicialmente serão destinados 4 milhões para as obras, que devem ser concluídas em 12 meses.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique