Campanha de vacinação contra pólio e sarampo atinge 86% do público-alvo

01:20 Geral, Notícias 03/09/2018 - 11h06 Brasília Embed

Lucas Pordeus León

Mais de 9,5 milhões de crianças foram vacinadas contra a poliomielite e o sarampo durante a campanha nacional, que terminou nesse sábado (1º). O número representa 86% do total do público-alvo, que são as crianças de um ano a menores de 5 anos.

 

A meta do Ministério da Saúde era vacinar 95% do público-alvo, nove pontos percentuais acima do alcançado. Apenas seis estados chegaram à meta. Foram eles: Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Amapá e Sergipe.

 

O estado do Rio de Janeiro registrou o pior índice de cobertura vacinal, com apenas 66% do público-alvo imunizado. Por isso, o Rio vai prorrogar a campanha até o dia 15 de setembro. 

 

O Ministério da Saúde informou que vai discutir, a partir desta segunda-feira (3), com os estados e o Distrito Federal, como fazer para aumentar a cobertura nos locais onde não foi alcançada a meta de 95% de imunização.

 

Atualmente, o Brasil vive surtos de sarampo em dois estados: Amazonas e Roraima. Até o dia 28 de agosto, foram confirmados 1.553 casos de sarampo em todo o país.

 

Segundo o Ministério da Saúde, os surtos estão relacionados à importação do vírus, pois é o mesmo que circula na Venezuela. Até o momento, foram confirmados sete óbitos por sarampo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique