"Catástrofe no Museu Nacional é elo perdido da nossa história", lamenta estudante

02:32 Geral, Notícias 03/09/2018 - 17h43 Rio de Janeiro Embed

Tâmara Freire

Agentes da guarda municipal utilizaram bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta para reprimir um ato de solidariedade e protesto organizado por estudantes após o incêndio que destruiu o Museu Nacional.

 

Ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro, o museu oferecia diversos programas de pós-graduação e era a casa de muitos pesquisadores.

 

Os manifestantes foram barrados na entrada da Quinta da Boa Vista, parque onde fica o museu e quando insistiram para entrar, a ação repressiva da guarda começou.

 

Meia hora depois, a entrada foi autorizada e o ato prosseguiu dentro do parque.

 

De acordo com a guarda municipal, o isolamento foi determinado para evitar tumultos e prevenir acidentes.

 

Clara Delmonte que compõe o Diretório Central dos Estudantes da UFRJ diz que o protesto denuncia os seguidos cortes nos recursos para a educação que teriam permitido a destruição do museu.


A pesquisadora da Universidade Federal Fluminense, Tatiana Lima, se emocionou ao lembrar da sua história com o Museu Nacional.
 

A Polícia Federal já começou a investigar as causas do incêndio que destruiu o prédio principal do museu, construído há 200 anos por Dom João VI e que foi residência da família real.


O Museu Nacional detinha o maior acervo de história natural das américas e até agora, a direção não conseguiu fazer um balanço sobre o que foi destruído e se algum item resistiu ao fogo.


Ao longo desta semana, um grupo de pesquisadores deve trabalhar em conjunto com o Corpo de Bombeiros para tentar resgatar algumas peças, a direção do museu também pediu recursos ao governo federal para conseguir retomar as atividades que forem possíveis.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique