Corpo de acadêmico Hélio Jaguaribe é enterrado no Rio

Luto

Publicado em 12/09/2018 - 19:10 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

O corpo do acadêmico Hélio Jaguaribe foi enterrado no Mausoléu da Academia Brasileira de Letras, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio.

 

Sob um clima de forte comoção, o cortejo foi acompanhado por dezenas de pessoas. O velório aocnteceu durante toda a manhã na sede da ABL, no centro da cidade, ONDE familiares, amigos e colegas de profissão se despediram do imortal.

 

O jurista, sociólogo e escritor nascido no Rio de Janeiro ocupava desde 2005 a cadeira número 11 da ABL, que também pertenceu a Celso Furtado e Darcy Ribeiro.

 

Para o presidente da academia Brasileira de Letras, Marcos Luchesi, o maior legado na obra do escritor é a atemporalidade das suas publicações.

 

Um dos filhos do acadêmico, o diplomata Roberto Jaguaribe, destacou a generosidade, energia e dedicação do pai para construir um país mais equilibrado.

 

Hélio Jaguaribe morreu na noite de domingo em sua casa em Copacabana , zona sul da capital fluminense, aos noventa e cinco anos, de falência múltipla dos órgãos.

 

Foi eleito para integrar a academia pela contribuição ao desenvolvimento do Brasil nas áreas de Cultura, Ciências Sociais e Relações Internacionais. As obras mais conhecidas são os livros “A dependência político-econômica da América Latina” e “Um estudo crítico da história”, sobre globalização e perspectivas para o século XXI.

 

Hélio Jaguaribe chegou a lecionar nos Estados Unidos na década de sessenta, após condenar publicamente o Golpe Militar no Brasil. Ele deu aulas na Universidade de Harvard, na Universidade de Stanford e no Instituto de Tecnologia de Massachusets. Ele deixa esposa e cinco filhos.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo