Desafios e Perspectivas dos Estados: Ceará é o maior produtor nacional de camarão em cativeiro

02:44 Geral, Especiais 22/09/2018 - 13h00 Brasília (DF) Embed

Wellington Barros

O Ceará é um dos nove estados da região Nordeste, que tem população estimada em mais de nove milhões de habitantes e cerca de 6 milhões 345 eleitores.

 

O setor de comércio e serviços, em especial o turismo, é um dos principais propulsores da economia e corresponde a 70% do PIB do Estado. Até quem mora lá não se cansa de admirar as belezas naturais, opina a servidora pública Amélia Gadelha.

 

Por falar em camarão, o Ceará é o maior produtor nacional do crustáceo em cativeiro há cinco anos. O estado tem conseguido manter a liderança mesmo diante da queda na produtividade em cerca de 30% desde meados de 2016 em razão do vírus da mancha branca.

 

A Associação Brasileira dos Produtores de Camarão, presidida por Cristiano Maia, tem expectativa de recuperação para este manejo. A explicação está no aprimoramento de técnicas e estudos para produção de animais mais resistentes ao vírus.

 


O rendimento médio mensal no estado é de R$ 824. Os desempregados somam 7,2% no primeiro semestre deste ano. Entre as atividades economicamente importantes no Ceará, outro destaque é a crescente produção de frutas e legumes no Vale do Rio Jaguaribe, e de flores na Serra da Ibiapaba e no Cariri.

 

Também é notável a substituição dos jegues por veículos de duas rodas. São quase 1 milhão e 300 motos. É a maior frota do Nordeste e a terceira do país, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.

 

Na área social, de cada 10 residências, oito contam com água encanada e sete com coleta de lixo. A rede de esgoto atende a 45% dos domicílios.

 

O índice de analfabetismo é 14%, o dobro da média nacional. O Ceará é o quarto estado com mais jovens que não estudam, nem trabalham. São quase 30%.

 

A taxa de homicídios é 40,6, superior à média nacional, de 30 a cada 100 mil habitantes.