Desafios e Perspectivas dos Estados: Piauí tem a menor taxa de homicídios do Nordeste

03:20 Geral, Especiais 29/09/2018 - 12h00 Brasília (DF) Embed

Wellington Barros

Piauí é um termo de origem tupi, que significa rio das piabas. O estado tem o menor litoral do país, com 66 quilômetros e a capital Teresina é a única do Nordeste não banhada pelo mar.

 

A população do Piauí é estimada em mais de 3 milhões e 200 mil habitantes e os que vão escolher os futuros governantes em outubro somam 2 milhões 370 mil.

 

Esse estado é o que tem menos imigrantes. Mais de 70% dos habitantes são piauienses. O Piauí também está em primeiro lugar no percentual de pessoas que produzem bens para o próprio consumo, quase 20%. 

 

Um exemplo é o agricultor Washington de Oliveira, que tem animais de criação e planta alguns itens para subsistência da família.

 

A agricultura e pecuária têm relevante contribuição para a economia do estado, em especial a soja, algodão, arroz, cana-de-açúcar e mandioca. A atividade mais importante, contudo, concentra-se no setor de serviços, principalmente comércio.

 

Destacam-se ainda a indústria química, têxtil e de bebidas. A taxa de desocupação foi de 13,3% e o rendimento médio  R$ 1.356 reais no segundo trimestre.

 

Um dos desafios do Piauí para os próximos governantes é na área de saneamento básico. A rede de esgotamento sanitário atende a apenas uma residência a cada 10. É o pior desempenho do país.

 

Apesar disso, a maior parte do esgoto vai para fossa individual, também considerada alternativa adequada, mas não ideal.

 

A baixa urbanização é um dos fatores que dificultam e encarecem a expansão da rede geral de coleta e tratamento. A opinião é de Roberto José Amorim, professor universitário de curso de Engenharia Civil e pesquisar em geociências.

 

A curta faixa de litoral e a falta de rios perenes no Piauí para receber o afluente tratado também dificultam uma solução generalizada para o esgoto.

 

Em relação à coleta de lixo, o Piauí atende a 65% dos domicílios; o terceiro pior desempenho do país. Já o abastecimento de água chega a 84% das residências.

 

O estado também registra índice elevado de analfabetismo:16,6%, quando a média nacional é 7. O percentual de jovens que não estudam nem trabalham é de 26,5%.

 

Na área de segurança pública, o Atlas da Violência 2018 mostra que o Piauí tem a menor taxa de homicídios do Nordeste: 21,8 a cada 100 mil habitantes.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique