Dia Mundial Sem Carro teve pedalada no Rio e lançamento de campanha por respeito no trânsito

01:33 Geral, Notícias 23/09/2018 - 14h40 Rio de Janeiro Embed

Cristiane Ribeiro

O Dia Mundial Sem Carro foi lembrado no Rio de Janeiro com um passeio ciclístico nesse sábado (22). Dezenas de ciclistas saíram da Praça Saens Peña, na Tijuca, zona norte, e seguiram até a Praça XV, no Centro, num percurso de quase 8 quilômetros e meio.

 

A pedalada marca, também, o lançamento da campanha “Respeito é o Melhor Caminho”, organizada pela prefeitura, que visa incentivar a convivência pacífica entre pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas nas ruas da cidade.

 

A prefeitura montou um esquema especial de segurança no trânsito e também tendas para a distribuição de material de conscientização sobre o uso da bicicleta e dicas de boa convivência.

 

Criado na França, em 1997, o Dia Mundial Sem Carro é celebrado em cidades do mundo todo, e tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel. Esse movimento vem alertando as pessoas sobre a importância do transporte alternativo, especialmente a bicicleta, para a preservação do meio ambiente.

 

No Rio de Janeiro, a estimativa da prefeitura é de que cerca de 5% dos moradores da cidade se deslocam no dia a dia de bicicleta, dispensando o carro para percorrer, especialmente, curtas distâncias. A cidade tem 458 km de ciclovias, a terceira maior malha do país.

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.