História Hoje: Há 34 anos, canavieiros do Nordeste encerravam greve de 10 dias com vitória

03:10 Geral, Programetes 28/09/2018 - 07h00 Brasília (DF) Embed

Apresentação Luciano Barroso

No dia 28 de setembro de 1984 chegava ao fim a greve dos canavieiros do Nordeste. O movimento durou 10 dias e reuniu mais de 400 mil trabalhadores rurais.

 

Dias antes, em 18 de setembro, explodiu um movimento grevista no campo. Canavieiros de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte se mobilizaram após os patrões se negarem a negociar com sindicatos as reivindicações salariais.

 

Os conflitos agrários no Nordeste vinham crescendo desde 1979, quando trabalhadores rurais fizeram a primeira greve desde o golpe militar de 1964. Em 1980 os canavieiros de Pernambuco realizaram outra paralisação.

 

O desejo de dias melhores para a categoria movimentavam os sonhos e os ideais dos camponeses. Em meio às lutas e as perseguições políticas da época, os trabalhadores também usaram a poesia para expressar suas reivindicações, como nos versos de Edite Alves da Silva.

 

Nos anos seguintes, a tensão aumentou entre os trabalhadores rurais e os donos de terras. Muitos líderes e sindicalistas morreram. Em setembro de 1984 o líder camponês Nonatinho foi assassinado, em Santa Luzia, no Maranhão. Mais de 5 mil camponeses participaram do sepultamento do sindicalista. A homenagem se transformou em protesto contra a violência.

 

Depois de muita resistência, no dia 28 de setembro de 1984, o Tribunal Regional do Trabalho finalmente julgou o dissídio coletivo da categoria. Ao final, os canavieiros conseguiram aprovar 38 das 45 propostas apresentadas.

 

As vitórias deste movimento permanecem até hoje e são reconhecidas como um marco nas conquistas de direitos dos trabalhadores rurais.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.