Ibama aplica multa de quase R$ 800 mil por fraude em plano de manejo em Mato Grosso

01:36 Geral, Notícias 24/09/2018 - 11h55 Brasília Embed

Leandro Martins

O Ibama multou em R$ 792 mil o responsável por um Plano de Manejo Florestal Sustentável que emitia créditos fictícios de madeira para 13 empresas da região de Sinop, em Mato Grosso. O instituto apurou que eram apresentadas informações falsas no sistema oficial de controle, e manutenção, em depósito, de madeira não declarada no Sistema do Documento de Origem Florestal (DOF).

 

No pátio da empresa que operava o plano de manejo, foram apreendidos 1.211 metros cúbicos de madeira em tora e quase 60 metros cúbicos serrados. Segundo os agentes ambientais, o volume ultrapassava a quantidade declarada no Sistema DOF.

 

A fraude foi descoberta na etapa mais recente da Operação Estanque, por agentes ambientais que investigam irregularidades na movimentação, no depósito e na exploração de madeira em Mato Grosso.

 

Outras quatro empresas da região também foram autuadas até o momento por irregularidades nos estoques.

 

Os créditos de madeira inseridos de maneira fraudulenta no Sistema DOF eram usados para acobertar madeira retirada ilegalmente de áreas protegidas nos municípios mato-grossenses de Marcelândia, Itaúba, Cláudia, Brasnorte e Sinop.

 

As investigações realizadas pela Operação Estanque continuam. As informações vão ser enviadas ao Ministério Público Federal para apuração de responsabilidades criminal.

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.