No Rio, Inca suspende procedimentos e cirurgias por suspeita de contaminação da água

02:25 Geral, Notícias 25/09/2018 - 14h07 Rio de Janeiro Embed

Raquel Júnia

As cirurgias eletivas e procedimentos de endoscopia estão suspensos no Hospital do Câncer I, do Instituto Nacional do Câncer, o Inca, na praça da Cruz Vermelha na região central do Rio, pelo menos até a próxima quinta-feira (27).

 

O cancelamento foi feito após a detecção de um risco de contaminação da água de uma das cisternas do hospital, após pane no sistema de esgotamento verificada no último domingo (23).

 

Inicialmente o Inca havia informado que a quimioterapia também havia sido suspensa, no entanto, nesta terça-feira, em nota, o Instituto disse que, os pacientes vem sendo remanejados para os hospitais do câncer II e III, de acordo com a capacidade dessas unidades.

 

Ainda segundo a nota, hão há até o momento registro de pacientes, acompanhantes ou funcionários que tenham tido qualquer problema de saúde causado por contaminação da água.

 

A preparação de refeições está sendo feita com água mineral e o fornecimento de água aos funcionários, pacientes e acompanhantes não está prejudicado. O Inca explica que a higienização dos pacientes internados é feita com o kit padrão do hospital, que já era utilizado para os pacientes acamados.

 

A pane aconteceu em uma bomba responsável pela destinação final dos resíduos da nutrição da unidade.

 

Após a pane, houve suspeita de que a água distribuída em uma das colunas do edifício havia sido afetada.

 

O INCA informou que caixas d'água do hospital foram lavadas e o sistema foi submetido a uma higienização.

 

Nesta terça-feira (25), amostras da água foram coletadas para análise microbiológica. Os primeiros resultados das análises estão previstos para esta quarta-feira (26), e o resultado final até sexta-feira pela manhã.

 

As consultas ambulatoriais, os serviços de emergência, radiologia e radioterapia, e os exames de laboratório continuam a ser realizados normalmente.

 

O banco de sangue também continua aberto aos doadores.

 

A nota da direção do instituto finaliza dizendo que confirmada a confiabilidade do sistema de água, o hospital poderá retornar às suas atividades normais.


 
Um problema parecido já havia acontecido no Inca no mês de junho. Na ocasião, a direção suspendeu as cirurgias eletivas e as consultas devido a outra contaminação em sua rede de água.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique